terça-feira, 17 de janeiro de 2012

RENÚNCIA



Momentos difíceis são comuns na vida de qualquer jovem de qualquer cor, classe social ou cultura... Escolher a roupa perfeita para o primeiro encontro é uma das coisas  mais difíceis para a maioria das meninas, escolher o presente para a namorada, por exemplo, é uma escolha extremamente difícil para a maioria dos meninos. As opções nos assombram e as escolhas se tornam quase impossíveis de se fazer, chega a hora da renúncia, onde a escolha é crucial e terá consequências para o resto da nossa vida, parece um pouco assustador e realmente é.
Quando chega o momento de prestar o vestibular, por exemplo, são centenas de opções de cursos, trezentas opções de faculdades e a família inteira cobrando a gente por todos os lados, mas é preciso ESCOLHER, mesmo em meio as dificuldades e pressões nós precisamos nos decidir e escolher o que iremos fazer. Se você pensa que depois disso as coisas ficam mais fáceis está totalmente enganado, é a partir desse momento que a maioria das pessoas conhecem mais de perto a palavra RENÚNCIA.
No dicionário a definição da palavra RENÚNCIA é esta: Abrir mão de, desistir da posse de, Deixar voluntariamente, Rejeitar, recusar, não querer .
A renúncia está presente em nossa vida desde o momento em que nascemos, mas é mais fácil eu falar sobre ela no momento em que estamos, a juventude. Meu pastor, Zé Carlos,  disse uma vez " Quando eu me casei com a Neusinha renunciei  todas as outras mulheres do mundo para ficar ficar somente com ela." Isso é a mais pura verdade, o motivo de  tantos casamentos fracassados no mundo é pela falta de renúncia dos casais.
Quando entramos na faculdade nós recebemos uma lista imaginária de renúncias a serem feitas, eu tive de renunciar todos os fins de semana  por dois anos, por conta da minha bolsa que pagava a faculdade, tive que escolher entre os fins de semana de skate, praia e churrascos á  finais de semana dentro da escola varrendo chão e impedindo o consumo de drogas na frente das crianças. Há pessoas que renunciam bem mais, que se mudam de estado e muitas vezes de país para fazer um curso superior, especialização ou até estudar outro idioma, eles renunciam suas famílias, seus amigos, sua antiga vida por um vida de estudos que mais pra frente irá lhes proporcionar o que desejam.
 Muitas das meninas que estudaram comigo, no primário, ensino fundamental e ensino médio ou já tem um filho ou estão grávidas, não as julgo, mas acredito que no momento em que souberam disso tiveram que renunciar muita coisa, estudos, uma vida de balada, um futuro profissional promissor....A galera que anda de skate sabe que em vários momentos da vida somos "obrigados" a renunciar o carrinho, seja por um emprego, uma faculdade ou qualquer outro motivo, e isso não quer dizer que não gostamos de andar de skate, quer dizer que já somos maduros o suficiente para enxergar as nossas prioridades e renunciar, por um tempo, algo que amamos por algo que realmente precisamos.
A renúncia é feita a partir das suas prioridades, e a escolha dessas prioridades irá definir o seu Futuro.
Para vivermos conforme a vontade do Senhor, que é boa ,perfeita e agradável, devemos renunciar o mundo secular, as coisas que não nos edificam,  devemos renunciar aquilo que é profano e viver com aquele que é Santo.
As decisões difíceis são parte da nossa vida e somente nós podemos fazê-las, mas quando nós sentimos que estamos com muita responsabilidade, muitas coisas acontecendo ao nosso redor ...nos acalma saber que o Senhor Jesus diz que nós podemos contar com Ele, basta apresentarmos nossos problemas em oração, pois  Ele nos avisa em Filipenses 4:6
"Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus."


Deus abençoe vocês galera.
Bjs.